À respeito do Blog:

Os moldes que posto são achados na internet, caso o molde seja de posse de alguém, me mande uma mensagem que retiro - o, ok?

domingo, 13 de junho de 2010

Arroz doce e Canjica


Arroz Doce

Ingredientes:
•2 xícaras de arroz
•4 xícaras de água
•8 xícaras de leite
•2 latas de leite condensado
•8 paus de canela
Você também precisará de:
•panela grande e alta
Preparo
Lave o arroz e deixe escorrer.
Em uma panela alta (maior do que você usaria para fazer o dobro da quantidade de arroz), junte o arroz lavado e a água fria. Leve ao fogo alto.
Quando ferver, abaixe o fogo e espere cozinhar. O arroz deve ficar cozido sem desmanchar, e bem molhado (como se fosse um risoto). Não deixe a água secar! Se necessário, adicione mais água para prolongar o cozimento.
Quando o arroz estiver cozido e ainda molhado, acrescente quatro xícaras de leite frio, uma lata de leite condensado e a canela. Mexa bem. Mantenha o fogo baixo e mexa freqüentemente, para evitar que grude no fundo e que o leite derrame.
Conforme o leite for secando, adicione as xícaras restantes e a segunda lata de leite condensado, sempre mexendo. Reserve uma xícara de leite.
O arroz vai amolecer pouco durante o cozimento no leite (por isso é importante deixá-lo no ponto certo durante o cozimento na água). O tempo de fogo dará cremosidade e o sabor ao arroz doce.
Não deixe o arroz secar, ou grudará.
Quando estiver bem cremoso, retire do fogo. O arroz continuará secando. Para preservar sua cremosidade, assim que retirar o arroz do fogo, acrescente a última xícara de leite frio e mexa bem, para incorporá-lo.
Sirva com canela em pó.
Dicas e Complementos
A parte mais difícil desta receita é conseguir o ponto certo: um arroz cozido e cremoso. Seguindo as dicas acima, você terá mais facilidade, mas preste atenção ao processo e use sua intuição para acrescentar mais leite se julgar necessário.




CANJICA 
1 xícara e meia (chá) de milho para canjica

1 lata de leite condensado
1 medida (da lata) de leite
canela em pó para polvilhar
Deixe a canjica de molho em água fria por, no mínimo, 2 horas. Escorra a água e leve a canjica ao fogo em panela de pressão com dois litros e meio de água fria, reduzindo o fogo após a fervura. Deixe cozinhar por 1 hora. Depois de cozida, retire do fogo, deixe sair toda a pressão e abra a panela. Junte o leite condensado, o leite e deixe ferver por mais 5 minutos, mexendo de vez em quando até ficar cremosa. Despeje em uma tigela funda e sirva polvilhada com canela.
Dicas
- Querendo variar o sabor desta preparação, acrescente um vidro de leite de coco e duas gemas desmanchadas em um pouco de leite, após acrescentar o leite condensado.
- Na região Nordeste do país esta receita é conhecida como Mungunzá, recebendo diversas variações de preparo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "mande sua mensagem" ficarei feliz em te responder